Campo Grande-MS 29.05.2017
Washington Olivetto
Sexta-Feira, 10.05.2013 às 10:00
Washington Olivetto
Existe – ou não – uma fórmula publicitária para o sucesso?
Andrea Jocys – Editora LeYa
Revista Top Vitrine

“A publicidade é a minha atividade, então, eu acabo pensando nisso 25 horas por dia” - Washington Olivetto.

 

Difícil imaginar quem não tenha assistido aos inesquecíveis comerciais do garoto-propaganda das mil e uma utilidades e não tenha se perguntado: caramba, quem teve essa ideia genial? Ou se pegou cantando o slogan dos classificados – aquele do ratinho e o seu “como é que ééé”? – e quis saber quem poderia pensar em algo tão ousado.

 

Bom, esse alguém que tem as sacadas mais marcantes da propaganda brasileira tem nome e sobrenome: é o brilhante Washington Olivetto.

 

De forma inédita, o autor realiza um minucioso estudo das campanhas de Olivetto, analisando desde os verbos e adjetivos empregados com maior frequência, até o número de vezes que uma determinada palavra aparece nos anúncios e filmes criados por ele.

 

Ganhador de mais de 50 Leões em Cannes – festival que anualmente premia os melhores da publicidade –, Olivetto está entre os mais brilhantes e aclamados profissionais da área no mundo.

 

Muito já se falou sobre a pessoa Washington Olivetto e sua trajetória no mundo da propaganda, mas até hoje não havia um estudo sobre seus textos criativos que mudaram a história da Publicidade e são dignos de uma pesquisa profunda.

 

Afinal, qual é o segredo para ser um redator tão bom?

 

Mais do que analisar o que foi produzido por este gênio, esta obra explora de forma pioneira como as histórias do primeiro sutiã, do garoto-propaganda das mil e uma utilidades e de tantas outras campanhas de sucesso foram criadas, para descobrir se existe ou não uma fórmula para fazer peças publicitárias de sucesso.

 

Trata-se de um livro imperdível para quem quer conhecer melhor o processo criativo de um dos mais premiados publicitários do mundo. Washington Olivetto é o maior publicitário de todos os tempos. Ninguém se compara ao Washington Olivetto.  – Nizan Guanaes

 

O Washington inventou alguns dos personagens mais memoráveis da propaganda brasileira. De todos, um é insuperável: o Washington é a melhor criação do Washington... Ele se autoescreveu há muito tempo. – Ercílio Tranjan

 

O Washington é uma espécie de moto-perpétuo de ideias e ações. Não saia de perto, amigo Washington, senão nós morreremos de inanição mental. – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni)

 

Admiro muito o menino Washington, com seu talento a tiracolo. – André Midani

 

Sobre o autor

 

João Renha nasceu no interior do Rio de Janeiro, em 1955. Foi redator publicitário e hoje é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Pós-graduado em Marketing e em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, é autor também de David Ogilvy: a origem da publicidade moderna, publicado pela Editora PUC-Rio em 2011.

 

Ficha técnica

 

Título: A Propaganda Brasileira Depois de Washington Olivetto

Autor: João Renha

Formato: 16x23Nº de páginas: 384

15 FEVEREIRO - SEX
Romance cheio de mentiras e trapaças
13 NOVEMBRO - QUA
O macaquinho vestido de Napoleão
21 MARçO - QUI
Dona Galinha e o ovo de Páscoa
06 JULHO - SEX
Verão da Lata
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.