Campo Grande-MS 29.05.2017
Sem flacidez no pescoço
Segunda-Feira, 25.07.2011 às 10:05
Sem flacidez no pescoço
Paulo Renato Coelho Netto
Tariana Hackradt - Folhapress para o Top Vitrine
Revista da Hora/Marisa Cauduro/folhapress
Saúde
O pescoço é um dos grandes vilões de quem luta contra os sinais do envelhecimento. Apesar disso, muitos homens e mulheres ignoram os cuidados com a pele da região, que, além de ser fina, costuma ficar superexposta, fatores que, segundo dermatologistas, tornam-a mais suscetível às rugas.
As causas para essa flacidez são diversas, mas, de uma maneira geral, estão ligadas a fatores genéticos, explica Lúcia Helena Favaro de Arruda, dermatologista e membro da SBD-SP (Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo). 'Ela é causada pela diminuição e pela degeneração de fibras colágenas. É o que denominamos envelhecimento intrínseco. Cada pessoa envelhece de acordo com as suas características familiares.' Aparecida Moraes, dermatologista e professora da disciplina de dermatologia da faculdade de ciências médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), completa: 'Peles mais claras, por exemplo, tendem a ser mais finas e, por isso, têm flacidez mais precoce'.
Alguns fatores externos, como a exposição em excesso ao sol, podem piorar as rugas e até fazer com que elas apareçam antes do tempo _segundo Aparecida, os primeiros sinais surgem em torno dos 40 anos de idade. Mas, com a orientação adequada, é possível prevenir, tratar e, em alguns casos, até retardar essa flacidez da região.
O primeiro passo para evitar o envelhecimento precoce do pescoço é ficar longe do sol. 'É preciso também passar protetor solar diariamente, aplicar hidratante na pele e ter uma dieta bastante balanceada', alerta Lúcia Helena.

Atenção aos cremes

As dermatologistas chamam a atenção para a enorme variedade de cremes encontrados por aí. De acordo com Lúcia Helena, produtos com substâncias antioxidantes, como vitamina C e chá verde, ajudam a proteger do sol. 'Já os produtos com derivados da vitamina A são importantes pois recompõem o colágeno', afirma a dermatologista.
O ideal, porém, na hora de escolher um creme para aplicar na pele, é consultar um médico, defendem as especialistas. 'O produto deverá ser recomendado segundo o tipo de pele e a necessidade do paciente. Cremes inadequados podem gerar prejuízos', fala Aparecida.
Quando os sinais começarem a aparecer, tratamentos com laser e peelings podem ser a solução. 'O envelhecimento da pele é inevitável em qualquer área do corpo. No pescoço, os tratamentos poderão ocorrer com produtos químicos adequados, orientações de fisioterapia, tratamentos a laser e cirurgia plástica', orienta Aparecida.
10 JUNHO - TER
A moda praia de Sinesia Karol
09 MARçO - SEX
Vá de vermelho
02 NOVEMBRO - SEX
Traço colorido
29 JUNHO - SEG
Florinda traz Nathalie Edenburg para seu Verão 2016
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.