Campo Grande-MS 21.07.2017
Porto de Galinhas engajada na conservação dos cavalos-marinhos
Quarta-Feira, 26.03.2014 às 14:00
Porto de Galinhas engajada na conservação dos cavalos-marinhos
Projeto Hippocampus acompanha desde 2001 os hábitos dessas espécies
Paulo Piratininga
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
A proteção dos cavalos-marinhos

Além das belezas naturais, maravilhosas praias, variada gastronomia e ampla infraestrutura hoteleira, Porto de Galinhas também merece destaque nacionalmente pela preservação e por seus programas de sustentabilidade. O Projeto Hippocampus é um deles, sendo o principal responsável pela proteção dos cavalos-marinhos nesse trecho encantador do litoral brasileiro.

 

Desde 2001, o Projeto Hippocampus tem como sede Porto de Galinhas, onde acompanha a história de vida da população de cavalos-marinhos no manguezal de Maracaípe, além de promover estudos em outros locais de Pernambuco e do Brasil.

 

Além de suas atividades voltadas para a análise do hábitat desses animais, a entidade também é uma das únicas no Brasil que desenvolve um constante trabalho de educação ambiental junto às comunidades locais e de turistas, desencorajando a pesca proibida e o comércio de cavalos-marinhos como peixes ornamentais ou suvenires.

 

Para promover a proteção e regulamentação de leis específicas sobre a pesca e preservação, o projeto conta atualmente com parcerias de importantes instituições, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Ministério Público Federal/Procuradoria da República em Pernambuco (MPF/PRPE).

 

Pertencentes ao gênero Hippocampus, os cavalos-marinhos podem agarrar-se em raízes com sua cauda preênsil e assumir as cores de algas e corais para proteger-se de seus predadores naturais – os peixes carnívoros, os caranguejos e os siris.

 

Medindo de 1,4 cm a 35 cm, são os únicos peixes que nadam em pé e têm como característica principal ser o macho o que fica “grávido”, responsável por carregar os ovos em uma bolsa incubadora nos primeiros anéis da parte inferior da cauda.

 

Conhecer a sede do Projeto Hippocampus é um dos pontos altos de uma visita a Porto de Galinhas. Ao entrar nas dependências, situada na Rua da Esperança, s/n, o visitante é convidado a mergulhar no mundo submarino e apreciar os vários aquários de água salgada. O horário de visitação é de terça-feira a sábado, das 9h às 12h50 e das 14h30 às 16h50.

 

O ingresso custa R$ 5. Crianças de até 1,20 m e adultos acima de 60 anos não pagam.

 

“Programas como o Projeto Hippocampus têm contribuído para aumentar a consciência e conservação ambiental de Porto de Galinhas e região. Esse tipo de ação atrai cada vez mais turistas, na procura por belezas naturais, destinos paradisíacos e praias intocadas”, comenta o presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Otaviano Maroja.

 

Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

 

Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2012, conquistou pela segunda vez o Top of Mind entre as praias do País. Em 2013, uma praia do balneário figurou entre as dez melhores do Brasil segundo o prêmio Traveler´s Choice do TripAdvisor, baseado na opinião de usuários do portal de viagens em todo o mundo.

 

Serviço

 

www.projetohippocapus.org

08 JULHO - TER
Viagem cervejeira à Bélgica
19 JANEIRO - SEG
Cruzeiros para Buenos Aires e Montevidéu
03 FEVEREIRO - SEG
Resort de Muro Alto promove novo pacote de spa
03 ABRIL - QUA
Reserva Biológica no Chile
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.