Campo Grande-MS 23.04.2017
Como tornar seu cachorro um terapeuta
Quarta-Feira, 16.09.2015 às 10:20
Como tornar seu cachorro um terapeuta
Independente do cão, é necessário realizar o adestramento básico
ONG/OSCIP Patas Therapeutas
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
Pacientes apresentam melhoras com a visita de cães

Seja pela companhia ou pela fofura, os cães são excelentes animais de estimação que alegram o dia a dia dos donos e participam de momentos especiais de um lar.

 

O que poucos sabem é que eles também podem desempenhar um papel importante na saúde de crianças e idosos em tratamento para variadas patologias.

 

A interação com os bichinhos estimula a liberação de hormônios como endorfina e dopamina, além de reduzir o cortisol, hormônio do estresse.

 

Com isso, os pacientes apresentam melhoras na pressão arterial, respiração e coordenação motora.

 

Para auxiliar na chamada Terapia Assistida por Animais (TAA), os cães não só devem atender aos critérios internacionais de comportamento e saúde, como também devem ter contato com pessoas diferentes, sabendo lidar com situações vividas fora de casa e na presença de outros cachorros.

 

Portanto, caso você abrace a possibilidade de tornar seu cão um terapeuta, saia bastante com ele, visite ambientes diversos e leve-o para outras casas que tenham animais de estimação.

 

Quanto à idade, não há regra especifica, mas é importante que não seja filhote, esteja com as vacinas e o parasitológico (exame de fezes) em dia.

 

Independentemente do tamanho do cachorro, é necessário realizar o adestramento básico.

 

Uma das principais organizações especializadas nesse tipo de terapia é a OSCIP Patas Therapeutas, cujo site apresenta uma seção sobre requesitos do animal e uma ficha cadastral para voluntários.

 

O Patas promove visitas periódicas de cães, gatos e outros animais a hospitais, criando um ambiente agradável de socialização e estimulando melhoras da saúde e bem estar dos atendidos.

22 NOVEMBRO - DOM
Nove erros que cometemos ao alimentar os pets
29 JULHO - QUA
Cães grandes em apartamento: isso dá certo?
14 JULHO - SEG
O risco de humanizar os pets
31 JULHO - QUI
Concurso vai levar você e seu cão para a Mata Atlântica
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.