Campo Grande-MS 20.08.2017
Carne vermelha: consumo moderado traz benefícios à saúde
Quinta-Feira, 27.08.2015 às 13:31
Carne vermelha: consumo moderado traz benefícios à saúde
A dica, segundo os especialistas, é manter o equilíbrio na alimentação
Roberta Pelaquim
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
Maminha
Divulgação
Hambúrguer

Poucos alimentos são tão polêmicos quanto a carne vermelha.

 

Nos últimos anos ela viu-se transformada em vilã das refeições e foi banida da mesa de muitas famílias, que passaram a consumir outros tipos de proteína.

 

Mas atitudes radicais devem ser repensadas. A carne vermelha traz também inúmeros benefícios ao nosso organismo. A dica, segundo os especialistas, é manter o equilíbrio na alimentação.

 

Para a nutricionista da Life Clínica, Márcia Loureiro, uma alimentação saudável é aquela que equilibra micronutrientes com os macronutrientes.

 

“Devemos balancear os minerais e vitaminas com os carboidratos e proteínas, pois deixar de ingerir um desses grupos pode trazer prejuízos ao organismo”, explica.

 

A carne vermelha tem inúmeros nutrientes e é o alimento mais completo quando se fala em proteínas.

 

“Ela tem nove aminoácidos essenciais ao organismo que são fontes de nutrientes que melhoram o desempenho muscular e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, são ricas em vitaminas do complexo B que ajudam na formação das células vermelhas e na manutenção do sistema nervoso central”, enfatiza a nutricionista.

 

Outro grande benefício é que a carne vermelha é fonte de ferro sendo um dos alimentos mais importantes para ser consumido na gravidez, cujo período pode ser propício para uma anemia.

 

Dieta

 

E para aqueles que estão de dieta, vale a dica. “Prefira sempre as carnes magras que possuem menos gorduras saturadas. Entre elas se encaixam maminha, patinho, filé mignon, coxão duro, coxão mole e maminha”, explica.

 

A maneira de preparar o alimento também influencia diretamente nos benefícios que ele proporciona ao organismo, explica o chef da CampCarne, Henrique Silva.

 

“Uma maneira de deixar a carne bem saudável é assá-la, seja no forno convencional ou na churrasqueira, pois não é necessária a adição de óleos”, explica. “A dica neste modo de preparo é não deixá-la muito passada e sim ao ponto”, ressalta Márcia.

 

Outra dica seria cozinhar a carne, explica a nutricionista. “Na cocção, a carne perde alguns nutrientes mas você pode usar a água que cozinhou para fazer um risoto, aproveitando assim os benefícios que seriam jogados fora”, acrescenta Márcia.

 

Para os que gostam do bife à milanesa, a nutricionista ainda ressalta que é melhor evitar, pois tem muitas calorias. Além da fritura, ainda tem os ovos e a farinha de trigo.

 

Pensando nisso o chef Henrique, da CampCarne, dá duas receitas fáceis e saborosas para aproveitar os nutrientes da carne sem perder o sabor e ainda não exagerar nas calorias. Confira:

 

Maminha com ervas

 

Ingredientes:

 

- 1 kg de maminha

 

- 1 talo de alecrim

 

- 3 folhas de sálvia

 

- 2 talos de tomilho

 

- 3 dentes de alho picado

 

- ½ xícara (chá) de vinho branco seco

 

- 2 colheres (sopa) de molho inglês

 

- ½ xícara (chá) de azeite

 

- Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

 

Tempere a maminha com todos os ingredientes e deixe marinar em um recipiente por três horas. Em seguida, pré-aqueça o forno por 15 minutos a 200 graus. Retire a maminha já marinada, coloque em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 40 minutos. Após esse tempo, retire o alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos. Corte a maminha e despeje o molho que sobrou na assadeira sobre a carne.

 

Hambúrguer Light

 

Ingredientes

 

- 1kg de patinho moído

 

- 1 ovo

 

- 1 colher (sopa) de mostarda amarela

 

- ½ colher (sopa) de molho inglês

 

- Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

 

Junte todos os ingredientes em um recipiente, misture tudo e leve à geladeira por aproximadamente duas horas. Em seguida, modele os hambúrgueres conforme o seu gosto e espessura desejada. Para ficar mais gostoso, grelhe na churrasqueira.

 

Sobre a CampCarne

 

Fundada em 1981, a CampCarne atua no mercado de carnes e cortes especiais e sempre se destacou no mercado pela qualidade superior de seus produtos. Localizada em Campinas (SP), a casa prima pelo atendimento personalizado, dando dicas de preparo e consumo de seus produtos para seus clientes. Além de atender o consumidor final, a CampCarne fornece e distribui produtos porcionados, para redes de restaurantes e hotéis de todo o país.

 

Sobre a Life Clínica

 

A Life Clínica oferece a seus pacientes cuidados e serviços médicos, odontológicos e estéticos em benefício da saúde e da promoção de qualidade de vida. São 17 anos de história, em busca da manutenção da excelência em serviços de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que presta um atendimento humanizado e personalizado, a Life Clínica dispõe de profissionais que atuam nas áreas de angiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica geral, estética facial, estética corporal, fertilidade e reprodução humana, fisioterapia dermato-funcional, ginecologia, medicina laboratorial, metabologia, nutrição, neurologia, obstetrícia, pneumologia e psicologia. A Life Clínica conta ainda com o apoio de instalações modernas e o mais avançado e completo aparato tecnológico necessário para cada área de atuação. 

Márcia Loureiro é nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Realiza atendimento em consultório clínico, com atuação voltada para o processo de reeducação alimentar, por meio do qual os pacientes aprendem a se alimentação de forma equilibrada e fracionada. Márcia possui uma empresa, chamada Salutar Alimentos, que produz e comercializa refeições balanceadas e personalizadas para diferentes tipos de dieta.

15 MARçO - SEX
Bolo de Páscoa
30 DEZEMBRO - SEX
Virada saborosa
20 OUTUBRO - TER
Cinco receitas de bolos com fibras
25 JULHO - SEG
Esquente a sua mesa
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.