Campo Grande-MS 20.08.2017
Anunciantes investirão 30% mais nas redes sociais em 2016
Segunda-Feira, 01.02.2016 às 11:00
Anunciantes investirão 30% mais nas redes sociais em 2016
Internet passou a ser a segunda mídia mais importante do País
Renata Lima e Guilhermo Benitez
Para o Portal Top Vitrine
Divulgação
Internet, em segundo lugar, perde apenas para a TV

Crescimento acompanha expansão do investimento em internet, que passou a ser a segunda mídia mais importante do País.

 

Clique sobre a imagem para ampliá-la

 

O ano de 2016 irá consolidar a geração de conteúdo de marca nas redes sociais de influenciadores.

 

A avaliação é da BR Media Group, líder nacional do segmento. “Nossa estimativa é de que a verba destinada pelo mercado para ativações por meio de perfis de influenciadores cresça pelo menos 30% nos próximos doze meses”, avalia Celso Forster, CEO da empresa.

 

Além do forte aumento de demanda em 2015, a previsão da BR Media é justificada pela crescente importância do conteúdo na estratégia de marketing das marcas.

 

Segundo pesquisa da IBM com Chief Marketing Officers (CMOs) dos Estados Unidos, o conteúdo deve ficar com a maior fatia (13,3%) do orçamento das marcas em 2016, superando inclusive a propaganda tradicional.

 

“A união de conteúdo de marca com a força que os influenciadores possuem nas mídias sociais permite que as mensagens tenham uma forte penetração e credibilidade”, explica Forster.

 

Cerca de 20% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que teve endosso de uma celebridade, segundo dados da pesquisa “The value of using famous personalities in advertising communications, a quantitative analysis of prices for a fashionable product”, realizada pela professora de marketing da IE Business School, Anna Rumschisky.

 

No Brasil, 71% das mulheres se dizem induzidas à experimentação de um produto que está na moda, conforme aponta o estudo “Celebridades. Marcas e Consumo” realizado pela Ipsos.

 

“Não é a toa que blogueiros e vloggers estão ganhando um papel protagonista inclusive em campanhas publicitárias, enquanto demais celebridades como atores, modelos, esportistas, músicos e chefs de cozinha estão ampliando muito suas redes através de diferentes canais como You Tube, Periscope, Facebook e Snapchat”, contextualiza Forster.

 

Investimento por meios

 

O crescimento das ações em redes sociais acompanha o crescimento do investimento publicitário em internet como um todo. Segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil com o crescimento registrado nos 2 últimos anos, a mídia assumiu o lugar de segunda mais importante do País, perdendo apenas para TV. Em 2014 foram investidos R$ 8,3 bilhões e em 2015 R$ 9,5 bilhões.

 

Definida junto com a empresa Comscore, a métrica do IAB Brasil integra dados coletados junto às agências publicitárias e outros compradores, vendedora de mídia com as métricas de vários estudos da Comscore que registram tráfego e geração de inventário.

 

Balanço 2015 de ações com influenciadores nas redes sociais

 

Líder absoluta de mercado, responsável por 7 entre 10 ações com influenciadores nas redes sociais, em 2015, a BR Media Group realizou 161 ativações nas mídias sociais, um crescimento de 322% em relação a 2014, ano em que a empresa foi responsável por 50 ações.

 

O crescimento ganha mais destaque se considerarmos que muitas ativações em 2014 foram para ações com foco na Copa do Mundo. Mesmo sem um evento com porte semelhante, em 2015 a empresa mais que triplicou sua atuação.

 

Para 2016, a expectativa em relação ao número de ativações é de um crescimento de 30%. “Com as Olimpíadas e o crescimento do investimento na mídia internet como um todo este número pode ser até maior. Hoje somos responsáveis por sete a oito em cada dez projetos de geração de conteúdo nas redes de influenciadores no Brasil, porém nosso casting de influenciadores do esporte é sem dúvidas o maior do País, o que aumenta nosso pontencial de crescimento em 2016”, revela Celso Forster.

 

A empresa que tem como clientes os maiores anunciantes do Brasil desenvolveu em 2015 atividades para cerca de 125 produtos de 60 marcas de diferentes categorias, entre elas Visa, Itaú, Sadia, Coca-Cola, Havaianas, Nestlé, MasterCard, Gillette, Samsung, Hellman’s, canais de TV como ESPN e TNT, Nívea, Santander, Vivo, Ruffles, Shell, C&A, Mondelez, Easy-Taxi, Asus Phone, Açúcar União, Dafiti e L’Occitane.

 

Além de atuar na identificação dos influenciadores mais indicados para cada marca e campanha – inclusive com uma recém lançada ferramenta digital proprietária, a “Celebrity Tool”, com dados detalhados de mais de 700 influenciadores, o BR Media Group atua no planejamento da ativação, criação do conteúdo e mensuração dos resultados.

 

“Utilizamos nosso conhecimento deste universo e da linguagem e público de cada influenciador específico para melhor adaptar as necessidades de divulgação das marcas ao contexto do influenciador, garantindo um resultado mais efetivo”, explica Forster.

06 JULHO - SEX
Fãs à venda
18 MARçO - SEG
Quem? Eu, tu, eles
17 ABRIL - QUI
Óculos tecnológicos
23 OUTUBRO - QUA
Novos smartphones 4G
Busca Detalhada
Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja em termos de noticías.