Campo Grande-MS 22.07.2017

Caminho Acessível

Nathalia Blagevitch

compartilhe:

QUI, 08.10.2015

Preconceito: substantivo masculino (pre+conceito)

Jamais imaginei que uma pessoa com deficiência fosse capaz de tudo isso

Caminho Acessível

Para o Portal Top Vitrine

É preciso adquirir conhecimento, antes de formar um conceito sobre aquilo que você desconhece.

 

Quando procuramos a palavra preconceito no dicionário, encontramos alguns significados, dentre estes, “conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados” ou ainda “opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão”.

 

Eu, por ter uma deficiência e ser pioneira em muitas coisas, tenho o hábito de observar o comportamento das pessoas quando conto minhas histórias ou meus sonhos. E é claro que sempre percebo o espanto das pessoas, que costumam comentar algo na linha do “nossa, jamais imaginei que uma pessoa com deficiência fosse capaz de tudo isso”.

 

Assim, com base no significado da palavra preconceito e na experiência que tenho em perceber o espanto de muita gente, faço um convite geral: procure conviver e se informar para adquirir o conhecimento adequado, antes de formar um conceito sobre algo ou alguém que você não conhece muito bem.

O Portal Top Vitrine não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

de 2

Caminho Acessível

Nathalia Blagevitch é diretora do Caminho Acessível (www.caminhoacessivel.com.br), site idealizado e recém-lançando por ela para abordar temas diversos ligados à pessoa com deficiência. Atualmente, Nathalia estuda para o concurso de Magistratura do Trabalho e é professora tutora de Direito do Trabalho nos cursos preparatórios para a segunda fase do exame de Ordem do Damásio Educacional. Antes disso, foi monitora de graduação na área trabalhista da Faculdade Damásio de Jesus – instituição do mesmo grupo –, onde se formou em 2014. Com o objetivo de apontar os aspectos positivos e negativos presentes no atendimento às pessoas com deficiência, Nathalia produziu e lançou o documentário “Acessibilidade nos Aeroportos da Copa”, depois de visitar todas as cidades-sede do mundial, por conta própria. Em 2013, foi premiada com uma bolsa de extensão universitária no Legal Education Exchange Program (LEEP), em San Diego (EUA). O curso, baseado no sistema jurídico norte-americano, foi realizado na Thomas Jefferson School of Law por meio de uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo (OAB-SP). Nathalia foi primeira estagiária com paralisia cerebral da Câmara Municipal de São Paulo, entre 2010 e 2011, quando trabalhou no gabinete de Mara Gabrilli, na época, vereadora. A Coluna Caminho Acessível é publicada desde outubro de 2015 no Portal Top Vitrine.

Filtrar Resultados

Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja.

Blogs & Colunas

Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja.