Campo Grande-MS 23.04.2017

Comunicação Pessoal

Aurea Regina de Sá

compartilhe:

Quinta-Feira, 10.03.2016 às 10:00

O que é ser arrogante pra você?

Há confusão sobre ser arrogante e saber se posicionar

Comunicação Pessoal

Para o Portal Top Vitrine

Alguém que conhece seu lugar, toma posse do seu espaço, tem firmeza na fala e nos gestos é arrogante?

 

Contar os feitos... pode ser... desde que seja pra compartilhar, não pra se gabar. Mostrar conteúdo também pode. E é bonito quando o motivo maior é distribuir, afinal conhecimento guardado, é conhecimento perdido.

 

Usar comparativos, do tipo: sou o melhor, sou o ‘bam bam bam’ do pedaço... hum... aí paira uma dúvida. Quem é bom precisa dizer ou tem quem diga por ele?

 

Há confusão sobre ser arrogante e saber se posicionar. Na dúvida, tem gente que nem se apresenta; com receio de ser mal interpretado, acaba sendo. Imagina uma reunião de negócios, uma aula ou palestra em que o guia, o orador, não diz a que veio. A plateia fica no escuro, sem saber que rumo tomará o evento.

 

O nível de credibilidade depende do modo como nos comunicamos. E não é só o conteúdo, mas a forma. Eu posso falar que ganhei um prêmio, com os olhos cheios de emoção, grata pela homenagem e alegre por compartilhar minha vitória. E também posso divulgar a mesma notícia com um ar de superioridade, evidenciado pelo não verbal e pela fala, com a intenção de mostrar que me julgo melhor ou mais importante.

 

Um bom comunicador se faz pela prática das virtudes. As virtudes que as vezes esquecemos de exercitar por acharmos desnecessário, sofisticado demais. O dia em que a gentileza perder o sentido, que a paciência estiver fora de moda ou que a solidariedade não tiver mais espaço entre nós tudo terá acabado. Nem comunicação mais existirá: seja a comunicação verbal, que alguns intolerantes deixam de praticar com a hostil desculpa de que não adianta falar, ou a comunicação escrita que outros deixarem de revisar antes do enter por apostarem na cruel transparência.

 

Tudo o que é exagerado é do mal. Tudo, quase tudo. Dosar a hora de falar ou calar. Medir a intensidade das palavras para não machucar, é preciso. É fundamental olhar no espelho, olhar para dentro e avaliar a real necessidade de se sobrepor a outros. Qual é o ganho? Qual é a vantagem?

 

Bater no peito e dizer que já ganhou, sem que o jogo tenha acabado pode ser um risco à imagem e à vida. Pode ser um comportamento defensivo de quem tem receio de ser contrariado e não aprendeu a administrar os nãos com o tempo. A criança grita quando um brinquedo lhe é tirado das mãos; o adulto não. Assim formamos o nosso bom conceito; é como o nosso RG, é a nossa identidade, é o que nos faz únicos, exclusivos. Saber se posicionar é encontrar seu caminho, ser coerente com sua missão, ser conhecedor de seus desafios e responsabilidades. Posicionar-se mostra maturidade, autorrespeito. Arrogância ainda requer aprendizado, é demonstração de falta de honestidade consigo mesmo, é fraqueza de caráter.

 

Aos arrogantes, a torcida para que se conheçam e se desenvolvam. Tirem da mente a ideia de que são perseguidos. Mudem o discurso de vitimização já.

 

Aos que sentem constrangimento ao tomar posição, só um lembrete: você merece estar onde chegou. Desfrute da sensação de ter atingido o que alcançou. Só quem sente que merece pode agradecer. Só quem agradece, pode compartilhar o que sabe, o que aprendeu.

 

Eu convido você a refletir sobre o merecimento. Sem modéstia, tome posse do que é seu. Sinta-se grande! Você pode e deve continuar sendo humilde, mas sem se anular. Isso sim é saber se posicionar, o que não tem nenhuma relação com ser arrogante.

comentários (0)

nome

e-mail

comentário

Comunicação Pessoal

Apaixonada pela Comunicação como ferramenta de desenvolvimento pessoal, Aurea Regina de Sá é jornalista e Coach de Comunicação. Tem pós-graduação em Comunicação Pública, formação em Coaching e Programação Neurolinguística. É referência nacional como especialista em Media Training, treinamento que capacita profissionais para o relacionamento com a imprensa. Sempre motivada a cumprir a missão de ajudar as pessoas a se desenvolverem como comunicadoras, Aurea distribui podcasts semanais pelo whatsapp. Para cadastro gratuito, visite o site www.aureareginadesa.com.br/dicas. Aurea Regina é articulista do Portal Top Vitrine desde janeiro de 2016.

Filtrar Resultados

Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja.

Blogs & Colunas

Utilize a busca avançadas do site para encontrar o que deseja.